Criar um Site Grátis Fantástico
MAIS BONITA

ONLINE
1


 
 
comunidades.net
nation2.com nation2.com nation2.com nation2.com nation2.com
Cachos Perfeitos

Volume excessivo, falta de brilho e fios arrepiados são os problemas mais comuns em cabelos cacheados. Quem tem, sabe! Esses inconvenientes podem ser causados pela concentração de oleosidade na raiz e por fios excessivamente secos. “O cacheado se inicia desde o couro cabeludo, impedindo que ocorra a distribuição do manto hidrolípidico (hidratante natural) por todo o comprimento dos fios. Assim, a hidratação é a arma para proporcionar saúde e beleza a esse tipo de cabelo”, afirma o cabeleireiro e técnico de beleza da Condor Washington Alex Rodrigues, de Belo Horizonte.

O consultor indica dois procedimentos que você pode fazer em casa para deixar a cabeleira cacheada sempre bonita:

1) Leave-in

Cabelo com pontas duplas e sem brilho é resultado de perda de umidade e de nutrientes importantes. Apesar da aparência sem vida, cuidados mais intensos trarão de volta a saúde às madeixas: utilize produtos sem enxágue – os leave-in – de preferência em forma de spray, fluido ou creme. “Esse cosmético forma uma película protetora que impede a evaporação da água e fecha a cutícula do fio. Assim, os cachos ficam macios e disciplinados, o volume diminui e o aparecimento de pontas duplas é minimizado”, explica o cabeleireiro.

Alex só aconselha não exagerar na quantidade, pois a fórmula concentrada do cosmético pode deixar o cabelo com aparência grudenta e “pesada”. A quantidade correta é 1/2 colher (café) se o cabelo for curto, 1 colher (café) cheia para o tamanho médio e 1 colher (chá) para os fios longos.

2) Hidratação

Outra opção é aproveitar a hora do banho para hidratar os fios. “A ação no banheiro faz com que o calor da água facilite a penetração dos nutrientes dos cosméticos”, ressalta o profissional. Ele destaca, no entanto, que a água não deve estar muito quente, pois altas temperaturas removem a oleosidade natural dos fios, deixando-os ainda mais ressecados.

Outra dica é em relação à quantidade do creme hidratante. Caso o fio seja curto, aplique uma quantidade correspondente a uma moeda de R$ 1,00. Para os médios, é só dobrar a quantidade e para os longos, triplicar.

Após a massagem, retire o creme. Não deixe resíduos para evitar que o cabelo fique “pesado”. Passe um finalizador de sua preferência e penteie – com ou sem o auxílio do secador – como de costume. “Se o cabelo estiver muito mal tratado, faça essa hidratação uma vez por semana durante um mês. Em seguida, diminua para 15 dias”, conclui o cabeleireiro.

E como evitar que os cabelos sofram com a ação do secador?

O calor do secador pode provocar sérios danos aos cabelos, deixá-los mais fracos, com aparência de secos e com pontas duplas. Os cabelos mais vulneráveis são aqueles que sofrem ou sofreram algum tipo de ação química, tais como tintura, relaxamento ou permanente.


Liliany Jann Zampiroli, farmacêutica bioquímica da Biotropic Cosmética, destaca que os danos aos fios vão se acumulando, pois as excessivas e repetitivas exposições ao calor do secador produzem tanto transformações físicas quanto químicas nos cabelos. “A degradação lipídica e do aminoácido triptofano enfraquecem a estrutura do fio e resulta, consequentemente, em um cabelo com superfície áspera e mais susceptível às quebras”, explica.

O cabelo se torna mais difícil de pentear, levando a gente a aplicar mais força na hora da escovação. Assim, se inicia um ciclo vicioso de danos aos fios. Resultado: cabelo seco, com aspecto envelhecido e partido. Para minimizar esses problemas, o secador de cabelo deve ganhar a companhia de um produto capilar que garanta proteção térmica.

“Entre os ingredientes utilizados na fórmula dos produtos com proteção térmica estão os Copolímeros Acrilatos, que possuem eficácia comprovada. Eles proporcionam grandes benefícios aos fios, protegendo-os dos danos causados pela temperatura, tornando-os menos susceptíveis às quebras e proporcionando-lhes uma aparência mais saudável”, garante a farmacêutica.

Esse ingrediente não deixa os fios pesados e, além da proteção térmica, possui benefícios secundários, como retenção da modelagem, aumento do condicionamento, volume e penteabilidade dos cabelos secos ou molhados.

Depois de escolher seu produto, aplique o creme, em todo o comprimento e pontas, nos cabelos lavados após retirar o excesso de água suavemente com uma toalha. Em seguida, use o secador para ativar a formulação e dar o efeito liso aos cabelos por mais tempo. Lembre-se de manter o secador a uma distância mínima de 15 cm dos fios.

 

 

Fonte: Site Feminice



comunidades.net